sábado, 28 de abril de 2012

Arroz com Suã de Porco:

Arroz com Suã de Porco:



Ingredientes:
1,5 kg de suã cortado em pedaços pequenos;
2 1/2 xícaras de arroz lavado;
1 cebola grande fatiada;
3 dentes de alho amassados;
1 colher (sopa) de açafrão;
Chimichurri ou cheiro-verde;
Óleo;
Sal a gosto. 
Modo de preparo:
Tempere o suã e deixe descansar por uma hora. Pode-se usar ervas aromáticas como alecrim, sálvia, etc. Frite o suã no óleo pré-aquecido, pingando água para que não grude no fundo da panela, até amaciar a carne. Retire o excesso de gordura e coloque o alho e a cebola para dourar. Coloque o açafrão e o chimichurri, mexendo bem, e acrescente o arroz para fritá-lo. Coloque um copo de água fervente, para desgrudar o fundo da panela, complete com mais água, verificando o sal. Deixe secar e sirva, salpicando um pouco de cheiro-verde sobre o arroz.
Dicas e sugestões:
O suã de porco nada mais é que o espinhaço ou osso do lombo do animal. É uma parte com pouca carne que surge da retirada do lombinho, uma das partes mais nobres do porco. Fica o espinhaço cortado em pequenos pedaços para a feitura do arroz, muito mais para dar sabor do que pela carne.
Da mesma forma que se utiliza o suã, pode-se utilizar a costela serrada em pedaços de mais ou menos 5 centímetros. O efeito poderá não ser o mesmo, mas chega bem próximo do original.
Não deixe o arroz secar por completo. Desligue o fogo quando ainda restar água, mantendo a panela tampada para que a secagem seja lenta e o arroz fique bem molhado, até um pouco empapado.
Acrescente cheiro-verde por cima, na panela ou na travessa onde for servido. Além de ajudar no sabor, dá uma bela apresentação ao prato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.