domingo, 4 de setembro de 2011

Rolinhos de mamão verde:

Rolinhos de mamão verde:



A receita de rolinhos é baratíssima e proporciona um resultado encantador. Porém, requer paciência de Jó e perseverança dos Carmelitas Descalços. Poderíamos chamá-lo de terapia dos rolinhos: ao findá-lo você é tomado por uma sensação de vitória -yeeeessssss…- e de que tudo pode.
A receita é demorada do pé a cabeça.


Os rolinhos mantêm este formato divertido, graças ao banho de cal virgem-urgh- que antecede o lufa-lufa na panela. O resultado é um doce em calda firminho saborizado com canela e cravo em pó. Caso deseje um rolinho mais clarinho, é só utilizar canela em pau e cravos inteiros.
Ingredientes: 
1 mamão verde de 1 a 2 kgs
agulha e fio para prender os rolinhos
500 g de açúcar refinado
1.1/2 colher (sopa) de canela em pau ou 2-3 paus de canela
1 colher (chá) de cravo em pó ou 10 cravos da índia.


Modo de Fazer:
Fazer fendas com o auxílio de uma faquinha, na casca do mamão uma hora antes de descascar. Sai um líquido esbranquiçado e acredito que tira o amargor do mamão.
Lave muito bem, descasque e lamine com um fatiador. Enrole e prenda com agulha e linha, formando um “colar” com até 20 rolinhos.
Em um recipiente, coloque mais ou menos 3 litros de água com 2 colheres (sopa) de cal virgem, deixando o mamão de molho por 2 horas. Lave muitíssimo bem em água corrente, tirando todo o cal.

Coloque os cordões em uma panela (sem água). Cubra com o açúcar, a canela e o cravo em pó. Sem mexer, tampe a panela e leve ao fogo baixo por cerca de 45 minutos. Só então, misture delicadamente para distribuir o cravo e a canela. Deixe por mais 15 minutinhos para terminar o cozimento.
Tire o fio e coloque em potes de vidro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.