sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Bolo de festa com Banana:

Bolo de festa com Banana:



Para dar mais textura e leveza à massa, agreguei farinha de rosca, ingrediente comumente encontrado nos bolos de banana mundo afora.Utilizei a fôrma de bolo inglês (untada e com o fundo revestido com papel manteiga) para diferenciar um pouquinho dos tradicionais bolos em camadas redondos. A cobertura foi aplicada com o auxílio de uma espátula e as bordas foram decoradas com saco de confeitar e bico pitanga.


Ingredientes – Para o bolo:

2 xícaras de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
1 ¼ xícara de leite
4 claras (de ovos grandes)
1 ½ xícara de açúcar
2 colheres (chá) de raspas de limão *
1 tablete de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
½ colher (chá) de extrato de limão puro*
5 bananas nanicas grandes amassadas **
1 xícara de farinha de rosca **
1 colher(sopa) de canela em pó**

Para o creme amanteigado:

1 xícara de açúcar
4 claras (de ovos grandes)
3 tabletes de manteiga sem sal, em temperature ambiente
¼ xícara de suco de limão fesco (2 limões grandes)*
1 colher (chá) de extrato de baunilha puro*
1 xícara de chocolate meio amargo derretido (cerca de 150 grs) **
Cobertura:
A receita original sugere: 2/3 xícara de geléia/compota de framboesa misturada vigorosamente ou aquecida devagarinho até ser possível espalhar e cerca de 1 ½ xícara de côco ralado adoçado.

Minha cobertura:


500 grs de chocolate meio amargo derretido , misturado em 300 grs de creme de leite.

Prepare-se:

Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte duas formas de cerca de 23 cms de diâmetro (redondas) e fore com papel manteiga.
No meu caso, utilizei a fôrma de bolo inglês . Untei a fôrma inteira com manteiga e coloquei papel manteiga apenas no fundo.


Modo de Fazer – Bolo:

Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento em pó e o sal. Reserve.Misture o leite e as claras em um recipiente médio. Reserve. Disponha o açúcar e as raspas de limão no recipiente da batedeira e esfregue a mistura com os seus dedos até o açúcar ficar perfumado e úmido. Adicione a manteiga e bata em velocidade média por 3 minutos, até a mistura ficar esbranquiçada. Adicione a baunilha e depois agregue um terço da mistura de farinhas, batendo sempre em velocidade média. Adicione metade da mistura de ovos e leite e em seguida, acrescente o restante dos ingredientes secos e vá alternando até os ingredientes acabarem, resultando numa massa homogênea.Divida a massa entre as duas assadeiras untadas e alise a massa com uma espátula. Asse de 30 a 35 minutos a 180º C, ou até que o palito espetado esteja seco. No meu caso, necessitei de mais uns dez minutinhos . Transfira os bolos para grades , retire o papel manteiga e deixe esfriar em temperatura ambiente.
 (você pode armazenar os bolos bem embrulhados de um dia para outro ou congelar até dois meses).

Para o creme amanteigado:
Em um bowl de inox , junte o açúcar e as claras e leve ao banho-maria mexendo constantemente, até obter uma mistura quente ao toque, aproximadamente 3 minutos.O açúcar deve ter se dissolvido e a mistura aparentará como um creme de marshmallow brilhante.Remova o bowl do calor. Bata o merengue em velocidade média até esfriar, por aproximadamente 5 minutos. Vá adicionando pedaços da manteiga sem parar de bater, até que a mistura esteja cremosa. Após ter acrescentado todos os pedaços de manteiga, bata por 6 a 10 minutos em velocidade média-alta. Adicione o suco de limão e a baunilha (no meu caso, o chocolate derretido, frio). Você obterá um creme brilhante, aveludado e homogêneo. Cubra com um plástico filme e reserve até o seu uso.

Montagem do bolo:
Use uma faca serrada bem afiada e corte suavemente as tiras de bolo horizontais. Vá dispondo as fatias em uma superfície coberta com papel manteiga. Disponha a fatia-base no prato onde irá servir e cubra com 1/3 do recheio preparado. Repita a operação até finalizar as camadas de bolo. Cubra com a ganache previamente preparada e alise com uma espátula. Finalize as bordas com a mesma ganache, disposta em um saco de confeiteiro com bico tipo pitanga. Polvilhe cacau em pó.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.