quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MOLHOS:


MOLHOS:

A cozinha italiana, mãe das maravilhosas massas que viajam o mundo todo, utiliza-se de deliciosos molhos para dar charme a diversos pratos.
O molho napolitano:
Excelente complemento para uma massa, pode ser preparado em uma receita simples e rápida, 
Refogando 2 dentes de alho picado em uma panela com 3 colheres de sopa de azeite até que doure.
Adicione ½ kg de tomate picado em 4, e depois em fatias, uma pitada de sal e 1 colher de sobremesa de orégano, deixando cozinhar por 10 minutos. Complemente com 5 folhas de manjericão no momento de servir, além de oferecer queijo parmesão ralado.
Outro molho excelente para macarrão é o:
 Molho siciliano, que utiliza limão em sua receita.
Para prepará-lo, coloque a casca ralada de 3 limões sicilianos em uma tigela e adicione o suco de dois destes limões. (O suco do terceiro limão deve ser adicionada a água de cozimento de macarrão).
Acrescente salsinha picada, 10 folhas de manjericão rasgadas, 100g de parmesão ralado, 3 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta a gosto.
O Molho Romanesca:
que também é indicado para massas, pode ser preparado levando-se: 
3 colheres de manteiga ao fogo, para refogar 2 colheres de sopa de cebola picada até que doure, para então acrescentar 3 colheres de sopa de farinha de trigo para que se obtenha uma massa.
Aos poucos, vá acrescentando 3 xícaras de chá de leite, sempre mexendo para que a farinha se dissolva por completo. Adicione os temperos como sal e pimenta branca a gosto.
Acrescente 1 lata(s) de ervilha, 3 xícaras de chá de leite, 1/2 xícara de chá de presunto sem gordura picado em cubos, 80g de champignon fresco fatiado e 2 colheres de sopa de queijo ralado. Misture e deixe cozinhar por 3 minutos.
O molho Escabeche:
baseado em temperos e vinagre, é indicado como complemento de peixe, aves, carnes e legumes.
Para preparar o molho Escabeche: 
refogue em 4 colheres de azeite de oliva, 2 cebolas médias em rodelas e 5 dentes de alho picados. Depois que as cebolas murcharem, acrescente meia xícara de azeite, 3 folhas de louro, 1 colher de pimenta-do-reino, 1 xícara de molho de tomate, ½ xícara de vinagre branco e sal a gosto. Cozinhe por 15 minutos e sirva em seguida.

O molho campanha:
é ideal para churrasco e pode ser preparado:
Em uma tigela, com 2 tomates sem sementes, cortados em cubos, 1 cebola média picada fina e ½ pimentão picado em cubos.
Em uma panela, leve ao fogo 4 colheres de sopa de vinagre, ¼ de xícara de água e 1 colher de chá de sal, até que ferva. Espere esfriar por 2 minutos e despeje sobre os ingredientes picados na tigela. Complemente com 2 colheres de sopa de salsinha picada. Sirva frio.
Nesta receita, o vinagre pode ser diminuído para que o sabor seja mais suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.